Notícias
 
Home > Notícias

 



     
 
21
SET  2019
 
   
  Que tal deixar o carro em casa por um dia?
   
 

Em todo o mundo, as pessoas deixam o carro em casa no dia 22 de setembro. O gesto pode parecer pequeno, mas a reflexão por trás dele é o que gera o real impacto.

Em 1997, ativistas da França promoveram o primeiro dia sem carro como forma de provocar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e mostrar que o deslocamento urbano pode acontecer de outras formas. No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro segue a data estabelecida, 22 de setembro, desde 2001, quando campanhas passaram a sugerir que as pessoas optem pelo uso de metrô, trem, bicicleta ou caminhada ao invés de tirar o veículo da garagem.

Sabemos que o gasto com um carro é alto – vai desde prestações, manutenção, seguro, IPVA, licenciamento e lavagens, até possíveis multas. Contudo, é inegável também que um dos principais motivos dos congestionamentos nas grandes cidades é o número expressivo de carros circulando em suas vias – muitas vezes, transportando apenas um passageiro e por um trajeto curto.

É interessante aproveitar o Dia Mundial Sem Carro para pensar sobre o seu uso:

  • Eu realmente preciso usar sempre o carro ou estou apenas acostumado à sua comodidade?
  • O que eu faria se não pudesse dirigir e precisasse sair de casa por conta de uma emergência?
  • Quais seriam minhas reais dificuldades?
  • Em minha cidade, o que dificulta o uso de qualquer outro meio de transporte?
  • E como isso pode ser diferente?

Um bom desafio é procurar viver a cidade de modo distinto, realizando trajetos diários ou explorando outros desconhecidos de outras formas que não com o carro. Além disso, o meio ambiente e sua saúde agradecem: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 milhões de pessoas morrem por problemas causados pela poluição do ar a cada ano – somente a poluição atmosférica urbana está aumentando em 8% a cada cinco anos.⁠

As opções ao uso do automóvel já são velhas conhecidas: transporte público (como principais vantagens, leva mais pessoas e é mais barato); caminhada (considere fazer ao menos parte do trajeto a pé pelo bem de sua saúde); bicicleta (é um meio mais econômico e sustentável, além de ser benéfico para a saúde); organizar carona no ambiente de trabalho/estudo (reduz a poluição e há ainda o compartilhamento da despesa); e otimizar a agenda (como organizar seus afazeres de forma que você possa fazer mais com o carro em um dia?).

Neste ano, 22 de setembro cai em um domingo. Você já pensou como vai curtir o domingão sem o carro? Aliás, você aceita esse desafio?

Mudando de assunto... Precisando de um seguro, não deixe de falar com nosso assistente pessoal:

whatsappMessenger

 


 
   
CATEGORIAS
 
  Dicas (20)
  Bike (6)
  Produtos (32)
  Saúde (17)
  Social (13)
  Tecnologia (7)
  Veículos (11)
 


 

Parceiros



 

 

CIA DO SEGURO CONTATOS
REDES SOCIAIS
     
Rua Professor Cassilandro Barbuda, 355
+55 (71) 2108-7000
  Sala 103 - Costa Azul
ciadoseguro@ciadoseguro.com
  Salvador - Bahia - Cep 41760-110
+55 (71) 99123-5243
 
 
Copyright 2019. Todos os direitos reservados