Notícias
 
Home > Notícias

 



     
 
17
OUT  2019
 
   
  Qual bike comprar para iniciante?
   
 

Então você decidiu adquirir uma bike. Seja para usar como meio de transporte no dia a dia, para ajudar a perder peso ou porque busca uma atividade física ao ar livre. Essa decisão foi o primeiro passo, mas qual bicicleta comprar?

A verdade é que não existe uma resposta pronta que seja correta para todos os ciclistas iniciantes, pois cada caso é um caso. Para começar, é importante ter em mente o uso que se fará da bike, como os exemplos citados acima. É uma escolha individual e até mesmo comprar uma bike usada, que tenha tenha rodado pouco, pode ser atraente. A compra deve ser feita de acordo com essa utilização e é recomendável ir a uma bike shop, especialista nesse tipo de venda, para uma aquisição mais consciente.

Leve em consideração que comprar uma bike é um investimento. Não é recomendável economizar na hora de comprar um equipamento que deverá ter boa durabilidade - por isso, esteja bem seguro da sua escolha. Faça testes drive e busque a opinião de outros ciclistas antes de comprar a sua.

Preste muita atenção ao tamanho do quadro correto de acordo com o seu tipo físico. Pondere recorrer a um profissional especialista em bike fit para que o seu pedal seja seguro, confortável e eficiente - basicamente, ele fará a adequação da bicicleta para o ciclista, para qualquer nível, modalidade e tipo de bike. 

Independente da sua escolha, cuide de sua alimentação e mantenha-se hidratado - até mesmo durante o pedal. Pedale por locais conhecidos e considere entrar em um clube de ciclistas (o fator social será um incentivo para você). O alongamento é indicado tanto antes como após a atividade, mas, acima de tudo, observe o seu limite e aprenda a respeitar o seu corpo.

Speed, mountain ou passeio? 

Você já sabe a sua motivação para pedalar, agora é hora de optar por uma modalidade. Vamos falar sobre as principais.

Speed, ou ciclismo de estrada, é a mais tradicional. Se você quer percorrer grandes distâncias com velocidade, essa é a sua escolha. O conforto, no entanto, não é primordial aqui e o ciclista deve se inclinar bastante para frente porque o selim é mais alto do que o guidão - atenção ao incômodo nas costas e no pescoço.

Com muitos praticantes no Brasil (há, inclusive, muitas competições), não faltam trilhas e grupos reunidos para praticar mountain bike. Sem contar que o contato com a natureza é um grande incentivo. Contudo, o cuidado com a manutenção é constante por conta do terreno acidentado e o início do pedal depende de um transporte que o leve até lá. 

A modalidade passeio é a mais adotada por causa da sua praticidade: é só subir na bike e aproveitar a infraestrutura da sua cidade. É, muitas vezes, uma questão de unir o prazer a um hábito saudável. O melhor é que uma bicicleta super sofisticada não é necessária, basta que atenda ao critério de conforto.

Roupas e equipamentos

Ter um capacete é imprescindível para quem pedala, pois ferimentos na cabeça são dos mais comuns em acidente com bicicleta. Prefira um modelo com boa ventilação, fácil travamento e de material com qualidade garantida. Além disso, providencie um par de óculos (proteção contra excesso de luminosidade, vento, poeira e insetos) e  de luvas (proporcionam firmeza na condução e protegem em caso de queda). Luzes sinalizadoras, acessórios refletores e a campainha são questão de segurança - ou seja, não são opcionais.

A roupa do ciclista é também um diferencial, já que uma bermuda de ciclista tem o formato, tecido e acolchoamento ideais para garantir conforto e evitar assaduras - essencial para quem pedala, independente da distância. Apenas note se o modelo da bermuda é masculino ou feminino. Também a camisa de ciclista tem cuidados especiais: tecido que privilegia a ventilação e melhor sensação térmica e cores que ajudem na sinalização.

E não se esqueça: com o seguro de bike, você tem cobertura contra danos na bicicleta, roubo e furto e responsabilidade civil. Contrate agora mesmo com a ajuda de TAI:

WhatsAppMessenger

 


 
   
CATEGORIAS
 
  Dicas (20)
  Bike (6)
  Produtos (32)
  Saúde (17)
  Social (13)
  Tecnologia (7)
  Veículos (11)
 


 

Parceiros



 

 

CIA DO SEGURO CONTATOS
REDES SOCIAIS
     
Rua Professor Cassilandro Barbuda, 355
+55 (71) 2108-7000
  Sala 103 - Costa Azul
ciadoseguro@ciadoseguro.com
  Salvador - Bahia - Cep 41760-110
+55 (71) 99123-5243
 
 
Copyright 2019. Todos os direitos reservados