Notícias
 
Home > Notícias

 



     
 
03
SET  2019
 
   
  Por que setembro é amarelo e qual a importância do diálogo?
   
 

Em setembro, especificamente no dia 10, celebra-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O Brasil passou a abraçar essa campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio em 2015, promovendo o diálogo sobre o tema.

Mas por que a escolha da cor amarela, não é mesmo? Segundo o site do Centro de Valorização da Vida (CVV), um dos criadores da campanha aqui no país, amarelo representa a vida, a luz e o sol, símbolos que remetem à proposta de preservar a vida do Setembro Amarelo. O assunto, ainda tabu para muitos, vem ganhando mais destaque ao longo dos anos, especialmente por causa da iniciativa.

Internacionalmente, a campanha que objetiva esclarecer as pessoas quanto à possibilidade de prevenção do suicídio é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, com patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já no Brasil, o movimento foi criado em conjunto pelo CVV, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Enquanto 32 brasileiros tiram a própria vida por dia (cerca de uma pessoa a cada 45 minutos), um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo. Segundo a OMS, o suicídio é a segunda causa de morte que mais atinge os jovens de 15 a 29 anos no mundo. Para a organização, pelo menos 30% da população mundial vai passar por algum momento de depressão ao longo da vida.  Já o Ibope indica que o pensamento suicida não é levado a sério entre 28% dos homens e 32% das pessoas acima de 55 anos.

A prevenção do suicídio é possível

Dados da OMS indicam que 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, podendo, portanto, ser evitados se as causas forem corretamente tratadas. Mas, para isso, é preciso trazer a pauta para discussão, sem negar a sua existência ou os sintomas que levam ao ato final. É interessante, por exemplo, falar sobre os sintomas que podem surgir antes e durante uma intenção de suicídio, pois, dessa forma, a pessoa pode ser estimulada a buscar ajuda.

Sinais que merecem atenção:

Isolamento;

Desistência de planejamentos futuros;

Uso de substâncias psicoativas;

Mensagens de despedida.

O diálogo, além disso, é importante para ajudar as pessoas a compreenderem que muito da dor impossível, insuportável e interminável que sentem é, na verdade, uma distorção da percepção da realidade. Uma vez que a dor faz parte da vivência humana, é imperativo compreender que há uma saída para cada uma de suas formas ou que, ao menos, tudo passa.

A CVV disponibiliza meios de conversar através do telefone 188 e, também, por chat, e-mail e pessoalmente – veja aqui como contactar.

 


 
   
CATEGORIAS
 
  Dicas (20)
  Bike (5)
  Produtos (30)
  Saúde (15)
  Social (13)
  Tecnologia (7)
  Veículos (9)
 


 

Parceiros



 

 

CIA DO SEGURO CONTATOS
REDES SOCIAIS
     
Rua Professor Cassilandro Barbuda, 355
+55 (71) 2108-7000
  Sala 103 - Costa Azul
ciadoseguro@ciadoseguro.com
  Salvador - Bahia - Cep 41760-110
+55 (71) 99123-5243
 
 
Copyright 2019. Todos os direitos reservados