Notícias
 
Home > Notícias

 



     
 
29
AGO  2019
 
   
  Deixar de fumar pode ser a sua melhor iniciativa em 2019
   
 

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a gente reforça o discurso: a sua saúde e a das pessoas próximas só têm a ganhar com o abandono desse hábito.

Lei nº 7488, de 1986, instituiu a data para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Mas, afinal, tantos anos se passaram desde que a lei foi aprovada... ainda faz sentido em falar sobre esse combate? O que está em jogo?

Sim, ainda faz sentido tratar o vício pelo cigarro como um problema de saúde coletiva: segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano; entre elas, cerca de 900 mil são não fumantes que morrem por respirar o fumo passivo. Ainda de acordo com estatísticas do Inca, 90% dos casos de câncer de pulmão têm origem no tabagismo.

Aliás, estima-se que o tabagismo desencadeie mais de setenta doenças, entre as quais infarto do miocárdioenfisema pulmonar; derrame; câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem e infertilidade da mulher; hipertensão e diabetes. A boa notícia é que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Antes de definir a abordagem de tratamento, contudo, entenda e reconhecer o grau de dependência da nicotina e seu estado de saúde, avaliando o nível de motivação para abandonar o cigarro.

Benefícios ao parar de fumar

Delio Reis, sócio da Cia do Seguro – Corretora, começou a fumar aos dezenove anos, motivado pelo fato de outros jovens terem o mesmo hábito e por achá-lo charmoso. De lá para cá, perdeu a conta de quantas vezes tentou tirar o cigarro de sua vida. Foi a partir de seu aniversário, em 2018, que adquiriu a motivação necessária para parar de vez. “Eu não sou idiota, tenho visto toda evidência científica de que fumar faz muito mal para a saúde – esse foi meu maior incentivo”, conta.

Desde então, Delio procurou ajuda médica para tratar o vício e passou a valorizar a saúde, inclusive adotando a corrida como atividade física. “Minha respiração está melhor, assim como minha saúde; estou zerado. Além disso, estou mais cheiroso, pois o pior do cigarro é o seu fedor”, defende.

Este ano, o Inca tem como tema de campanha “Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé”. O instituto quer chamar atenção para os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados.

O tema despertou sua atenção para a necessidade de proteção? Fale com TAI agora mesmo para encontrar o melhor seguro para você:

WhatsAppMessenger

 

 


 
   
CATEGORIAS
 
  Dicas (20)
  Bike (5)
  Produtos (30)
  Saúde (15)
  Social (13)
  Tecnologia (7)
  Veículos (9)
 


 

Parceiros



 

 

CIA DO SEGURO CONTATOS
REDES SOCIAIS
     
Rua Professor Cassilandro Barbuda, 355
+55 (71) 2108-7000
  Sala 103 - Costa Azul
ciadoseguro@ciadoseguro.com
  Salvador - Bahia - Cep 41760-110
+55 (71) 99123-5243
 
 
Copyright 2019. Todos os direitos reservados